sexta-feira, 10 de setembro de 2010

"ERA UMA VEZ..."

O Projeto "Era uma vez...", foi desenvolvido pelas turmas do Pré A e Pré B com o objetivo de oportunizar às crianças a magia dos contos de histórias e promover a inclusão digital.

Profª Talcila Araujo de Medeiros
Profª Margarete do Rocio Steil

PROJETO:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO EDUCACIONAL
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA E DIFUSÃO EDUCACIONAL
PROJETO KIDSMART-EDUCAÇÃO INFANTIL
PROJETO DIDÁTICO
ESCOLA MUNICIPAL-CEI ÉRICO VERÍSSIMO

Elaboração: Profª Talcila Araújo de Medeiros e Margarete do Rocio Steil

Título: “ERA UMA VEZ...”

Área de Formação Humana: Linguagens Oral e Escrita, Artes Visuais, Identidade e Autonomia.

Turma: Pré A -Profª Margarete do Rocio

Pré B-Profª Talcila Ano: 2010 Tempo estimado: 3 meses

Materiais necessários: livros clássicos de literatura infantil, contos de fadas, fábulas etc.

Computador, impressora, papel , quadro de giz, lápis de cor, giz de cera.



Objetivo compartilhado com as crianças: a fruição de histórias lidas e contadas pelo professor e a possibilidade delas usarem o computador para escreverem o nome das histórias que elas mais gostaram e seus personagens.



Objetivos:Ampliar aos poucos as possibilidades de expressão oral, em diferentes situações do uso da linguagem, reconhecendo gradativamente sua função social.

Observar a função da escrita em diferentes contextos e realizar gradativamente escrita espontânea (não convencional). Possibilitar a inclusão digital, utilizando o computador como uma ferramenta a mais para promover a aprendizagem da criança.



Metodologia- Etapas: Sabe-se que a leitura de histórias faz parte das atividades permanentes da Educação Infantil, sendo assim, entendemos por bem que a realização de um projeto que privilegiasse essa atividade poderia enriquecê-la mais, tornando-a mais significativa para as crianças.

Na primeira etapa do projeto selecionou-se uma coleção de clássicos infantis que foram lidos para as crianças, fazendo-se o reconto das que elas mais gostaram .Após um período de 2 meses e meio, foi feita uma votação para que as crianças escolhecem as historias que ela mais gostaram para que escrevessemos no computador os nomes dessas histórias e seus personagens para socializarmos esse trabalho com a outra turma de Pré.

A história preferida foi “OS TRÊS PORQUINHOS”. A Bela e a Fera e A Pequena Sereia, obtiveram o segundo e terceiro lugar, respectivamente.



As crianças ajudaram coletivamente a fazer o texto com o nome da história e seus personagens, sendo o professsor o escriba , utilizando o quadro de giz.



Num segundo momento utilizou-se o editor de texto (word) chamavamos as crianças duas a duas para escreverem no computador. Havendo a intervenção da professora auxiliando as crianças quando havia necessidade de uma correção .

Finalmente desafiamos as crianças a usar o paint (editor de imagens ) para fazer a representação da história.

Após a impressão dos textos feitos pelas crianças e o trabalho no paint, cada criança fez a representação das histórias em papel e com lápis de cor e giz de cera.

Produto final:

As crianças compartilharam seus trabalhos com a outra turma de pré.

Avaliação

Para nós professoras foi surpreendente ver o interesse e a motivação das crianças para estas atividades, contribuindo sem dúvida, para que alcançassemos os objetivos propostos.Tem-se a dizer ainda que a interação entre professor-aluno/ aluno-aluno, foi um fator relevante nesse trabalho pois algumas crianças tinham dificuldades para “achar” as letrinhas no teclado,porém, com a ajuda dos coleguinhas e professoras conseguiram realizá-lo.

Bibliografia: Coleção Super Clássicos:A Bela e a Fera, O Pequeno Polegar, A Pequena

Sereia,Aladim, Bambi, Branca de Neve, Cachinhos Dourados e os Três

Ursos, Chapeuzinho Vermelho, O Patinho Feio, Os três Porquinhos, Peter

Pan, Pinóquio, Edit.Brasileira.

Revista Avisa Lá, Ano IV-nº 14

Revista Pátio, Ano XIII,nº 49, p.24-25.





PALAVRAS DIGITADAS PELAS CRIANÇAS A PARTIR DE CÓPIA APÓS DITADAS POR ELAS MESMAS (TEXTO COLETIVO/PROFESSOR ESCRIBA):

OS TRÊS PORQUINHOS





PERSONAGENS:



-O PORQUINHO MAIS VELHO



-O PORQUINHO DO MEIO



-O PORQUINHO MENOR



-A MAMÃE



-O LOBO MAU






A BELA E A FERA



PERSONAGENS:



- A BELA



- O PAI DA BELA



-A FERA


A PEQUENA SEREIA



PERSONAGENS:



- A SEREIA



-O REI



-O PRINCIPE



-A BRUXA


Profª Talcila A. Medeiros

Um comentário:

  1. Achei o máximo o trabalho desenvolvido pelas professoras desta escola! Parabéns

    ResponderExcluir